O que é?

É a energia obtida através da conversão direta da luz do sol em eletricidade, resultado da absorção da luz solar pela célula fotovoltaica, também denominada de Efeito Fotovoltaico.

As células solares possuem um camada positiva (com falta de elétrons) e uma negativa (com excesso de elétrons) que juntas, criam um campo elétrico. Quando os fótons atingem uma estrutura de material semicondutor (célula solar) com diferença de potencial nos extremos, ocorre a excitação dos elétrons gerando um circuito elétrico e eletricidade. Essa é a energia fotovoltaica (EFV) gerada em Corrente Contínua (CC). O inversor solar converte essa energia de CC em Corrente Alternada (CA) que é a forma de troca da energia gerada com a energia da rede elétrica.

O sol libera fótons, que percorrem 150 milhões de quilômetros e em cerca de 8,5 minutos atingem a terra. 

Uma hora de fótons seria suficiente para atender as necessidades energéticas do nosso planeta por um ano inteiro.

Saiba mais sobre energia solar: 

Clique e baixe aqui a Cartilha sobre Energia Solar da UFSC e também o Informativo da ANEEL.


ORIGEM DO TERMO "FOTOVOLTAICO"

O termo "fotovoltaica" vem do grego (Phos), que significa "luz" e o "volt" a unidade de força eletro-motriz. O volt, vem do sobrenome do físico italiano Alessandro Volta, inventor da pilha. O termo "foto-voltaica" tem sido usado em Inglês desde 1849.


CRESCIMENTO DO USO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

Os mercados de energia solar fotovoltaica em 2017 mostraram um equilíbrio perfeito entre as instalações de grande porte (grandes usinas solares) e a geração distribuída (sistemas instalados em telhados de casas e empresas).

China, seguida por Japão e Estados Unidos, hoje são os mercados de energia fotovoltaica que mais crescem, enquanto a Alemanha continua sendo o maior produtor do mundo de energia fotovoltaica, contribuindo com quase 6% da sua demanda de eletricidade.

Com aproximadamente 95 GW instalados globalmente durante o ano de 2017, a Energia Solar teve mais um ano de crescimento impressionante devendo atingir um total global acumulado de 401.000 GW. 

2016 Foi marcado pelo crescimento massivo do mercado na China, EUA e Índia. 

Depois de anos de crescimento exponencial, o mercado europeu teve um crescimento mais modesto em 2017 . Esta desaceleração do mercado europeu pode em parte ser explicada pela mudança nos incentivos que agora já não são mais tantos.


MERCADOS E IMPORTÂNCIA DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

A energia solar fotovoltaica é agora, depois de hidráulica e eólica, a terceira mais importante fonte de energia renovável em termos de capacidade instalada a nível mundial. Mais de 100 países utilizam energia solar fotovoltaica.

Demonstrando essa capacidade única que só a energia fotovoltaica tem de oferecer uma solução para diversas necessidades: desde ligar uma lâmpada de um poste de iluminação com alguns watts, até oferecer uma alternativa de produção de energia para uma casa ou mesmo uma grande usina solar, produzindo energia para milhares de famílias.


O POTENCIAL DA ENERGIA FOTOVOLTAICA NO BRASIL

A geração de energia fotovoltaica há muito tempo é vista como uma tecnologia de energia limpa e sustentável, que se baseia na fonte renovável de energia mais abundante e amplamente disponível no planeta - O SOL. 

O Brasil possui um potencial gigantesco para se aproveitar. Apesar da irradiação solar do Brasil ser muito maior do que a da Europa, a Europa possui instalados mais de 106 GW de energia fotovoltaica enquanto o Brasil possui um pouco mais de 1 GW instalado.


O PREÇO DA ENERGIA FOTOVOLTAICA

Impulsionado pelos avanços da tecnologia e o aumento da escala de produção, os custo da energia fotovoltaica tem diminuído de forma constante ano após ano.